7.11.09

globo universidade


hoje pela manhã foi ao ar o programa globo universidade em que eu participei como uma das entrevistadas. é possível assistir a versão na íntegra aqui.
os dias de gravação foram muito divertidos. a equipe me acompanhou em tudo: universidade, residência, mercado central, emissora de televisão e até na balada.

pensei que sábado às 7:15 da manhã ninguém além da minha mãe fosse assistir, mas a surpresa é que estou recebendo um monte de mensagens! muitas dúvidas, comentários, elogios. o que eu tenho a responder é:

1. o chile é muito lindo mesmo. um ótimo país para se viver.
2. meu curso no brasil se chama midiAlogia e não, midiOlogia. é uma habilitação de comunicação social aberta na unicamp em 2004.
3. este intercâmbio faz parte do Programa Escala Estudantil da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). diversas universidades públicas da américa do sul fazem parte desta parceria. além da bolsa de estudos, recebemos alimentação e moradia.
4. caso sua universidade não faça parte da AUGM, há diversos caminhos para se fazer intercâmbio. busque o órgão responsável de sua universidade e ferva muito na internet.
5. a burocracia tanto para postular a vaga, quanto a que deve ser feita depois de ser selecionado, é uma loucura. vc acha que vai morrer de ansiedade mas nem morre, dá tudo certo.
6. no fim, o que importa é que a vida é muito HUGE. tão HUGE que nem cabe neste post, fica para um próximo!

30 comentários:

  1. oi, tudo bem? vi o programa hoje, e adorei! Sou uma pessoa COMPLETAMENTE APAIXONADA pelo chile! Se eu pudesse eu viveria aí, só falta minha mãe deixar, porque meu pai já deixou, já que ele é chileno de verdade. Eu não conheço muito bem Santiago. Conheço mais Coquimbo, La Serena, La Callera, Viña del mar, Val paraíso. Espero que esteja gostando do chile, e espero que tenha oportunidade para conhecer todos esses lugares que eu conheço, se já não conhece né! Adoraria comer allullas, os pãozinhos que eu espero comer em breve!!
    Se puder me adicionar no msn, porque tenho várias curiosidades sobre a vida de uma intercambista, porque acho que ano que vem vou fazer um também! fofuxa_gaby_@hotmail.com
    ou então no facebook - Gabriela Miers Alliende
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Regiane Td bem?
    Meu nome é Vinicius, sou estudante de Ciências Biológicas. Gostei muito da matéria de hoje do Programa "Globo universidade" que me interessei em fazer um intercâmbio.
    Surgiu uma dúvida! Minha facul não possui a parceria da AUGM. Queria saber especificamente o que seria este orgão (q vc indicou se não houvesse AUGM)?

    ResponderExcluir
  3. Oiê!

    Sou Magna Sousa de Fortaleza-CE, curso o ultimo ano de comunicação social com habilitação em “Publicidade e Propaganda”, achei o maximo a matéria adorei mesmo, e é como dizem o Chile é lindo mesmo.
    Parabéns pela oportunidade que vc esta tendo, e aproveita MUITOOO... eu como já estou no ultimo semestre nem posso pensar nisso.
    Mais fiquei com uma duvida ai no Chile tem habilitação em Publicidade e Propaganda?

    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Oi !
    Eu moro em Curitiba.
    Gostei muito a matéria.
    Aproveite muito !
    Parabéns !
    Eu também adoro o Chile !
    Beijos
    Rosiane Ferreira

    ResponderExcluir
  5. eu perdiiii. vou ver agora pela internet.
    nao tem a mesma emoção. mas vale. haha
    saudades mil.
    beijo

    ResponderExcluir
  6. hahaha to vendoo.
    varios fãs! celebridade! haha
    demais!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o programa..está de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, fiquei com mais vontade ainda de conhecer o chile. Parabens pelo programa.

    NPS

    ResponderExcluir
  9. Kimi ga ireba shiawase..

    ResponderExcluir
  10. Olá Regiane, estou participando do processo pra concorrer a uma vaga aí na USACH tbm, pela AUGM. Se puder, me passa seu e-mail pois ainda tenho algumas dúvidas sobre o intercâmbio.

    Bjss, obrigado

    Karl
    karlscheidl@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. regiane! aqui é rafaella sally e ano que vem em março vou fazer intercambio durante 6 meses no chile. vou estudar na universidad de los andes. queria perguntar se tem como vc me add no msn, pq qria saber sobre republicas, se vc poderia me dar algumas dicas, se nao for te encher o saco, eh claro! adorei a matéria do GU! beeeijos! meu msn é rafinha_sally@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Regiane,

    Vi aqui em Natal-RN o programa Globo Universidade.

    Achei interessante a sua experiência, pois pretendo fazer parte do meu Doutorado no exterior. Eu sou bacharel em Jornalismo, mas faço Doutorado em Educação na UFRN. Estudo a utilização do Orkut como um ambiente educativo.

    Abs,

    Adriano
    www.combase.educ.ufrn.br/adriano

    ResponderExcluir
  13. Oi Regiane,
    Vi a matéria sobre o seu intercâmbio no Chile no GU e adorei! Só aumentou a minha vontade de fazer um intercâmbio também! rs Eu ainda não faço faculdade, mas pretendo cursar Direito na UERJ.

    Parabéns pela matéria, foi ótima!
    Aproveite muuuito!

    Beijos!

    Karen Colen - RJ

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo programa!
    Poderias passar os contatos da sua republica?

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Acabo de voltar do Chile e uma amiga viu a matéria do Globo Universidade e disse que lembrou de mim e das várias histórias que eu trouxe de lá... Busquei a matéria na Internet e fiquei muito surpresa, porque achava que te conhecia de algum lugar...
    Lembrei que, quando fui visitar a La Chascona, fiz o tour com você e sua mãe. Mundo muito pequeno, não é?
    Achei a matéria muito legal e gostei muito de como contaram a sua história.

    Aproveite cada pedacinho do Chile!


    Até uma próxima


    Luciana Rocha
    lucianadarocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oba! consegui minha vaga hoje! Aí vou eu!

    ResponderExcluir
  17. Olá querida
    aquí estou eu novamente. Imagino o quanto vc deve ter recebido de mensagens e o quanto deve mesmo ser difícil respondê-las a contento. Sei também que voce deve ser muito ocupada já que a vida por aí não deve ser moleza. Por isso, lhe enviei lá no facebook um convite e enviei também o meu e-mail, MSN... e tudo... rsrsrsrsrsrsrsrs
    Espero poder contar brevemente com as informações.
    Grato

    ResponderExcluir
  18. Oii, vi vc no globo universidadeee, parabens!!
    entao vc esta no el punto! estive ai em julho, quer dizer no puntito, uma residencia estudantil anexa a o el punto, chamos de el puntito. hhehehe, ai quase todo dia ai jogar e mexer no pc. Poxaaa que saudade do chileee, ameeei é mto perfeito neh; dexa eu te perguntar, quando vc chegou tinha um menino chamado Ariel da Argentina? ele deve ter uns 18 anos por ai, nao sei direito, eu queria saber s vc o conheceu, pois queria algum contato dele, ele foi muuuito simpatico comigo quando estive ai.
    Bom é isso, Parabens mesmo por essa conquista,
    Besos!

    ResponderExcluir
  19. procure no facebook por ariel fernandez. ele é chileno, nao argentino! beijos

    ResponderExcluir
  20. sara
    Nossa muito obrigada vou procurar, me add ai no msn rossi-sara@hotmail.com beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Regiane!
    Meu nome é Denilson Novaes e sou de belo Horizonte MG.
    Sou uma pessoa comum, casado e pai de duas filhas.
    Cada vez mais fico impressionado com o poder da Mídia, pois basta a pessoa aparecer por alguns minutos na televisão e o mundo já te conhece ou procura saber mais sobre ela, principalmente se tem alguma coisa em comum.
    Bom, eu só entrei aqui para te dar os parabéns pelas suas conquistas, pessoas como você me fazem ter orgulho de ser Brasileiro.
    Um grande abraço.
    Denilson Novaes

    ResponderExcluir
  22. Koniti wa , rsrs Regiane. Muito bom o programa , já viajei ao Chile em 2007 como técnico de seleção Brasileira de judo , mas pretendo ainda voltar para estudar , fazer mestrado ou doutorado .
    Um abraço .
    Prof. Cláudio Moura

    ResponderExcluir
  23. Adorei o programa ás vezes não tenho tempo de assiatir,hoje foi legal.Eu sou Noélia Moreira e moro em Irará,não sou nascida aqui tenho um ano que estou residindo neste distrito.Sou estudante de letras.Tenho 46 anos e 4 netos.Como é bom saber que existem pessoas que sabem como é importante crescer com a vida!BJS.

    ResponderExcluir
  24. Complemento... Sou natural de Salvador,Bahia

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Ola, meu nome é Daniela sou de SP(Brasil).
    Hoje de manha eu assisti uma matéria na rede globo, da qual você fez parte, sobre a universidade no Chile. Bom, infelizmente não pude assistir a reportagem por inteiro.
    Me interessei muito com o que pude assistir, tanto que agora pouco, umas 18hs comecei a pesquisar sobre o Chile, o intercambio... e achei seu blog. Eu não tenho muito o que dizer, mas parabéns e boa sorte pra você em toda sua jornada.

    ResponderExcluir